Prótese Dentária

Prótese Dentária é um recurso da odontologia que tem a função de substituir dentes perdidos ou ausentes e recuperar a função mastigatória, estética e fonética, prevenindo problemas articulares e doenças periodontais. As próteses podem ser classificadas como fixas e removíveis, com variações em cada tipo:

Prótese dentária fixa

 

Coroa dentária

A prótese dentária fixa é constituída por coroas dentárias, pontes dentárias e próteses totais suportadas por implantes dentários. A coroa dentária é uma capa que se destina a reconstruir a coroa natural do dente parcialmente destruído. Implica a existência de parte da estrutura do dente que se propõe reconstruir e ao qual será cimentada. Quando tal não acontece, a coroa pode ser fixa a um implante dentário através de um parafuso ou cimentada. Apenas dois tipos de coroa se consideram de qualidade, a coroa de porcelana fundida no metal ou a coroa de cerâmica total.

 

Coroa Richmond

No caso de só restar a raiz do dente natural (por exemplo quando o dente parte pela raiz), a coroa artificial pode ser feita com uma extensão que entra pelo canal pulpar (canal do nervo) existente no interior da raiz. É o chamado Pivot dentário. Também pode ser construída em duas partes, um pino ou poste que entra na raiz e uma coroa (capa) envolvendo o pino. Se partiu um dente e ficou com a raiz, em princípio pode ser utilizada para uma coroa dentária.

 

Ponte dentária

A ponte dentária é sempre fixa e é um tipo de prótese destinado a substituir um ou mais dentes, apoiando-se em dentes vizinhos ao espaço desdentado. Os elementos que ficam suspensos são denominados pônticos.

Os avanços da medicina dentária permitem hoje uma nova opção, a coroa ou ponte dentária apoiadas em implantes dentários. Nestes casos não é necessário recorrer aos dentes que sobram para a retenção e apoio da ponte. Do mesmo modo, para a colocação de 1 único dente, já não é preciso fazer uma ponte apoiada nos dentes adjacentes ficando este dente artificial preso ao implante que lhe serve de suporte.

Os estes elementos de restauração e substituição dos dentes devem ser feitos em laboratórios de prótese dentária. É preciso não confundir estes trabalhos com as coroas acrílicas (os chamados pivots e coroas provisórias) que por vezes são aplicadas pelos dentistas com objectivo temporário, sem qualificação para serem consideradas como um tipo de restauração fixa permanente.

A prótese dentária fixa é a opção ideal nos casos em que faltam poucos dentes, não só pelo conforto como pela estética, embora seja mais cara que a prótese removível. As coroas e pontes metalo cerâmicas são feitas com uma estrutura interna em metal que lhes dá robustez e recobertas de cerâmica com a tonalidade dos dentes do paciente. Também poderão ser só de cerâmica, o que confere uma melhor estética. São dentes de cerâmica pura. Existem vários tipos de prótese de cerâmica, realizadas com diferentes técnicas e materiais. Um exemplo é a coroa Procera (Nobel Biocare).

 

Prótese dentária removível

Próteses dentárias removíveis

É o tipo de prótese que se pode tirar da boca e colocar de volta. Elas são apoiadas na gengiva e em alguns casos em dentes. As próteses removíveis podem ser acrílicas ou esqueléticas. Em alguns casos, as próteses podem ser suportadas por implantes dentários.

 

Os tipos de próteses dentárias removíveis são:

 

Próteses flexíveis

  1.  São muito leves e de elevada estética. Translúcidas, adquirem a tonalidade da gengiva o que as torna ainda mais naturais;
  2. Atóxicas e sem odor;
  3. Extremamente confortáveis.
  4. Muito mais finas;
  5. Proporcionam uma sensação muito mais natural;
  6. A resistência é muito superior aos acrílicos comuns em caso de queda ou acidente;
  7. Absorvem melhor o impacto dos movimentos da oclusão.

 

Próteses Dentárias Acrílicas

São removíveis e em geral são cor de rosa, para imitar a cor da gengiva. São as chamadas dentaduras: usadas por pessoas que tenham poucos dentes ou nenhum. Se a pessoa perder um ou mais dentes geralmente é possível acrescentar neste tipo de prótese. São mais volumosas que as esqueléticas, principalmente no maxilar superior.

 

Próteses Dentárias Esqueléticas

A base destas próteses esqueléticas é em metal.  Quando necessário, há ganchos para  fixar melhor os dentes existentes para eles não se soltarem. Só podem usar estas próteses pessoas que tenham dentes naturais. A adaptação da pessoa a este tipo de prótese é mais fácil porque são pouco volumosas, resistentes e bastante higiênicas.Geralmente, esse tipo de prótese possui um custo um pouco maior do que as próteses acrílicas e geralmente não se podem acrescentar dentes ou fazer alterações. São aconselhadas a pessoas que tenham dentes naturais sem mobilidade e gengivas saudáveis.

 

Fonte: Dentes.info

 

 

 

 

 

 

 

Coroa Dentária

Coroa Dentária

 

Coroa Richmond

Coroa Richmond

 

Ponte Dentária

Ponte Dentária

 

Prótese Flexível

Prótese Flexível

 

Prótese Flexível

Prótese Acrílica

 

Prótese esquelética

Prótese esquelética

 

× Em que posso ajudar?
Menu Title